This post is also available in: en

Eu sei que já é dia 9 de janeiro de 2017, mas mesmo assim acredito que vale a pena falar um pouco sobre como foi o meu ano de 2016.

De fato, foi um ano muito bom, muito mesmo. Acho que foi um dos melhores anos da minha vida, pois atingi objetivos que não esperava conseguir tão cedo (ou esperava?). Fiz novas amizades, fortaleci as velhas, fiz coisas que eu gostei, aprendi sobre assuntos novos, fui à alguns eventos de tecnologia, investi tempo em dinheiro no meu desenvolvimento pessoal, investi em cursos, comprei vários cursos, alguns não comecei, outros não terminei, mas alguns cheguei até o final e aprendi muito. Enfim, vou escrever como foi o meu ano.

Trabalho remoto

Finalmente em 2016 eu consegui, eu cheguei lá! Eu não gosto de falar que “consegui um emprego”, parece que é só mais algum lugar que me dá dinheiro em troca da minha produtividade. Prefiro dizer que agora faço parte de uma equipe muito massa e que está sempre em busca do desenvolvimento pessoal e querendo crescer cada dia mais, e que no final do mês, todo mundo é recompensado pelo seu esforço.

Hoje eu faço parte da Wholegrain Digital, uma agência de Londres focada em desenvolvimento WordPress. A gente usa WordPress para tudo e para todos.

Se tudo ocorrer bem, no próximo mês vou fazer uma review de como foi trabalhar um ano com a equipe da Wholegrain Digital. Os prós e os contras, o que aprendi, o que vivi, clientes que conheci e muito mais. Ah, e também vou fazer um post sobre como foi meu processo de entrevista para entrar na Wholegrain Digital.

Viagens

Eu não acredito! Eu consegui!

 

Para uma galera que me conhece há algum tempo, sabe que meu sonho desde criança era conhecer os Estados Unidos da América. Sempre tive esse sonho. Esse ano tive o prazer imenso de conhecer a cidade que nunca dorme. Sim, eu conheci Nova York. Foi uma experiência indescritível! Lugares maravilhoso, gente educada, Central Parque cheio de neve, ponte do Brooklyn com muita neve, sorvete em pleno inverno e muito mais.

Além de Nova York, tive a oportunidade de ir para o WordCamp Europa, onde pude finalmente conhecer uma parte da galera do serviço. Conheci os donos da empresa, uma gerente de projeto e uma amiga desenvolvedora que decidiu alçar novos ares há algum tempo. Para quem não sabe, o WordCamp Europa foi em Viena, na Áustria. Palavras para descrever aquela cidade? Não, não tenho. Arquitetura mais linda que eu já vi na face da Terra. De fato quero voltar lá um dia.

WordCamp Europe

Aqui no Brasil ainda tive a oportunidade de ir pra Belo Horizonte, Fortaleza, Canoa Quebrada. Acho que é isso haha

Faculdade

Hoje curso Tecnologia em Sistemas para Internet, na Fatec São Roque. O nome é grande, mas é basicamente uma faculdade para te ensinar a desenvolver coisas para web. Aplicativos, websites… Fala sobre segurança de redes, servidores, e coisas desse tipo. Mais um ano chegou ao fim e mal posso acreditar que já estou no último ano. Algumas ideias para o trabalho de graduação chegaram, agora é lapidar e enfrentar a reta final.

DL

Sem dúvidas um dos melhores investimentos que já fiz na minha vida. DL é basicamente reviver tudo o que você já viveu, dar novos significados para as coisas e a partir dali, poder desempenhar de uma forma melhor o que você deve fazer. É basicamente um divisor de águas na vida de quem faz. Me sinto muito feliz por ter conseguido fazer esse treinamento e indico para todos os meus amigos.

WordPress

Eu realmente amo esse CMS. Na verdade eu amo a comunidade que está por trás disso tudo, de toda a galera que se esforça e trabalha voluntariamente nesse projeto para fazer as coisas funcionarem e melhorarem a cada dia. Esse ano foi sensacional, pois consegui palestrar no 1º WordCamp Fortaleza, falando um pouco sobre comunidades, como encontrar um emprego dos sonhos. A palestra não foi tudo o que eu gostaria que fosse, mas vou usar meus erros para melhorar nas próximas. Fui voluntário no WordCamp São Paulo, o evento que me colocou na carreira que hoje sigo.

Colaborei na tradução de alguns plugins, temas, do próprio WordPress, do Meta, enfim, um ano recheado de coisas. Mas esse ano quero fazer ainda mais.

Agradecimentos

Eu tinha colocado vários nomes aqui, mas decidi não deixar porque provavelmente eu esqueceria de alguém e não é isso que quero. Portanto vou agradecer à comunidade brasileira como um todo. Provavelmente todo mundo me ajudou esse ano, seja com uma simples tradução ou fazendo chamada para me explicar alguma coisa via Skype/Hangouts.

Agradeço muito aos meus companheiros de trabalho que se esforçam para me ajudar sempre que preciso. Obrigado Luke pela parceria, pelas ajudas e por me salvar sempre. Agradeço ao Tom e à Vineeta por compreenderem o processo de aprendizagem e por me ajudarem a crescer profissionalmente.

Muito obrigado Amina, David, Lei, Milan, Octavian, Krzysztof, Roman, Wazid, Hans, Sam, Mohib, Rachael, Irina. Vocês fazem eu acordar toda manhã decidido a enfrentar mais desafios.

E claro, agradeço a Lola e ao Eugene com quem tive a oportunidade de trabalhar. Duas pessoas incríveis que me ensinaram muito no período que estivemos trabalhando nos projetos.

 

E vamos começar 2017 com o pé direito! Espero poder fazer mais uma retrospectiva no ano que vem.