Sim, esse é o nome do livro. Ao que nos parece, ninguém nos ensinou de fato a aprender.

O autor começa o livro explicando o que é aprendizagem – até aí tudo bem, pois aprendizado é o tema central do livro. Mas meu amigo, explicar o que é aprendizado é uma coisa, agora, passar quase 1/4 do livro falando o que é aprendizado é SACANAGEM. Como consegue? E depois passa mais 1/4 do livro ele fala mais um pouco dos erros durante a aprendizagem. Ou seja, metade do livro é o autor falando o que é aprendizado e seus mitos.

Tá, eu sei que é interessante isso e temos muitos materiais para discutir sobre o aprendizado em si, mas eu estava buscando as formas de aprender coisas de uma melhor maneira – o que deveria ser o tema central do livro e de toda pesquisa do autor – mas não foi.

Então o autor decide que tá bom – OBRIGADO DEUS! Aí ele começa de fato falar sobre as técnicas de aprendizagem. Vamos lá, vou relembrar alguns pontos e demonstrar como é mais simples aprender da forma como ele expõe:

Ajude o blog comprando o livro: Ninguém Me Ensinou a Aprender: Como revelar o seu potencial de aprendizagem e tornar-se insuperável

Explore Amplamente

Explore os mais variados assuntos! Não se prenda à mesmice. Busque novos autores que possam te ajudar, busque pessoas que pensem diferente de você, pessoas que tem uma visão diferente da sua. Com toda certeza sua mente se abrirá para o aprendizado.

Esteja disposto a cometer erros

Cometer erros e corrigí-los é parte fundamental do processo de aprendizagem. Quando erramos, conseguimos entender qual o motivo do erro e como consertar, ou seja, fixamos a solução do problema em nossa mente.

Conheça sua motivação e propósito

Qual o motivo do seu aprendizado? Esteja ciente de que quanto mais você buscar conhecimento para si próprio, mais excitante será o conhecimento. Não aprenda as coisas porque os outros querem ou acham que você deva aprende. Estudo e incorpore o aprendizado daquilo que você entende que é bom. Seja criativo e imaginativo!

Identifique termos, conceitos e regras principais

Ao estudar om tópico, identifique quais os termos, os conceitos e as regras principais daquele tópico, pois assim, será mais fácil de entendê-lo.

Conecte as informações

Agora que você já tem as informações, você deve interligá-las e transformar toda a informação sobre um tópico em conhecimento!  Relacione o que você aprendeu às suas experiências anteriores ou a outros fenômenos. Por exemplo, é possível relacionar que existem 100 bilhões de neurônios no cérebro e cerca de 100 bilhões de estrelas na Via Láctea. Esta é uma conexão. 🙂

Pratique e aplique

Para de fato aprender um novo tópico, você deve praticá-lo. É nesse ponto que você pode explicar o tópico para alguém a plicar o aprendizado à sua vida. Há um ditado que diz “a prática leva à perfeição”, contudo, não é totalmente verdadeiro. Se a gente não aprender a praticar de forma eficaz, o ditado não terá seu propósito concluído com sucesso.

Busque feedback

O feedback deve ser tratado com cuidado, pois quando o pedimos a algum de nossos amigos , por exemplo, talvez eles não sejam especialistas naquele tópico, o que pode não agregar valor ao seu conhecimento.  Portanto, busque conhecer as pessoas a quem você vai pedir feedback, às vezes há alguém que sabe muito de um assunto e está pertinho de você.

Reflita sobre o aprendizado

Agora é a hora de você juntar as experiências e refletir sobre tudo o que foi válido e o que não foi.

Sintetize

E pra finalizar, sintetize as informações, transforme-os em conhecimento e guarde nessa coisa que você chama de cérebro!

Depois de tudo isso, o autor discorre também sobre alguns métodos que alguns de nós utilizam e que não são eficazes. Veja abaixo quais são alguns deles:

Sublinhar e destacar

Alguém volta pra ler o que sublinhou ou destacou? Eu sempre sublinhei e destaquei e até fui bem em provas por causa disso, mas sinceramente, nunca agreguei conhecimento. Foi mais um “se passa, tá bom”. Não façam como eu fiz.

Releitura

Memso caso de cima. Relia, relia, ia bem nas provas, e nunca aprendia de fato. Não que a releitura não seja boa, mas ela por si só é besteira.

Resumir

Resumir… Aqueles resumos que são maiores que os próprios tópicos. A gente resume e depois não consegue conectar as informações.

Ajude o blog comprando o livro: Ninguém Me Ensinou a Aprender: Como revelar o seu potencial de aprendizagem e tornar-se insuperável

Multitarefa

Diversas pesquisas mostram que a multitarefa é uma besteira. Nossos cérebro não consegue lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. O que acontece na verdade é que você perde o foco de todas e não sabe nem o que está fazendo mais.

E depois disso, ele apresenta alguns métodos eficazes:

Teste na prática

É quando você pratica em si mesmo o material que você deseja aprender. Essa prática é interessante porque você não está sendo avaliado pelos outros, mas criando uma avaliação de si próprio.  Relembre o que aprendeu e aplique a você mesmo.

Prática distribuída

Significa distribuir/dividir os estudos em sessões de aprendizagem. Ou seja, ao invés de estudas 20 matérias em 1 dia, divida ela em mais tempo, aprenda uma coisa de cada vez.

Prática intercalada

Prática intercalada seria você aprender mátematica, depois português, depois inglês, e depois voltar à matemática. Dessa forma, você fixa o conteúdo na cabeça e quando ele está bem fixado, daí então tu pula pro próximo tópico.

Ensinar e explicar

Esse é o meu método preferido: ensinar e explicar. Quando você aprende sobre um assunto, você pode apresentá-lo para os outros. Dessa forma, você obriga seu cérebro a conectar as informações para que durante a apresentação as pessoas compreendam. Aprenda os conceitos da área e os apresente. Ao ensinar alguém, você será capaz de encontrar pontos fracos na sua compreensão!

Bom galera, essa foi a review do livro. Se você quiser ajudar esse blog, você pode comprar o livro clicando aqui: Ninguém Me Ensinou a Aprender: Como revelar o seu potencial de aprendizagem e tornar-se insuperável

Título: Ninguém Me Ensinou a Aprender: Como revelar o seu potencial de aprendizagem e tornar-se insuperável

Autor: I. C. Robledo
103 páginas
Nota: ★★ | 2/5
Sinopse: Imagine que houvesse uma maneira de melhorar a sua capacidade de aprender, de modo que você pudesse avançar em direcão aos seus objetivos mais rapidamente. Pense o que aconteceria se você não tivesse que se esforçar muito para obter poucos resultados, e que você pudesse obter ótimos progressos para o esforço que faz.

O autor mais vendido da Amazon I. C. Robledo coletou informações de uma vasta gama de fontes para mostrar-lhe o que você precisa saber sobre a aprendizagem. Reconheça que a aprendizagem é uma habilidade que pode ser melhorada. Se você dominar essa habilidade, isso pode ajudá-lo a ter progresso em muitas outras áreas.